Menu
Companhia
Sobre Bioxet

Extrato De Plantas – Complexo B


Universidade de Anadolu, Faculdade de Farmácia Departamento de Tecnologia Farmacêutica Departamento de Cosmetologia 26470 ESKİŞEHİR, Extrato de plantas – Complexo B


Testes físicos

Foram efetuadas análises microbiológicas e reológicas no produto recém-preparado (extrato de plantas Complexo B) e foi avaliado o valor do pH. A amostra foi fisicamente examinada.
• Solução homogênea, não sendo observada nenhuma separação de fase;
• Extrato de plantas é amarelado. Valor de pH do Completo B foi de 4,92;
• Este valor é indicado para uso tópico;
• A viscosidade do Complexo B foi 716mPas séc. Indicado para uso tópico;
• Contaminantes obtidos pelas análises microbiológicas são não-patogênicos e comuns.

 

Testes de estabilidade e condições de armazenamento

Amostras do produto (Complexo B) foram armazenadas sob as seguintes condições: 60% de umidade relativa e 4ºC±1ºC, 25ºC±0.1ºC,40ºC±0.1ºC,-40ºC±0.1ºC.

 

• Não foram observadas alterações nem na aparência nem na separação de fases;
• Cor amarelada do extrato ficou mais escura em todos os meios de aceleração da estabilidade (refrigeração, temperatura da sala, climatização da cabine);
• Nenhuma mudança no valor de pH foi observada;
• Mudanças na viscosidade foram observadas durante o armazenamento do Complexo B. Ainda assim, o intervalo de mudança não foi longo o suficiente para causa problemas na aplicação;
• Nenhum microorganismo que possa causar problemas quanto ao uso do produto foram observados em análises microbiológicas.

 

Testes de eficácia do Complexo B

• Resultados positivos no creme (13.03%-38.77%) e oleosidade (sebo) (35.66%-546.9%), não causando nenhuma mudança drástica nos níveis de pH da pele ((-5.51) %-(-18.2) %);
• 0,82% de aumento de vermelhidão no antebraço está dentro dos limites. O uso do produto é seguro;
• Diâmetro do fio de cabelo diminuiu entre 28.3% e 32.3%;
• Comprimento do fio reduziu entre 28,5% e 57%;
• Número de fios reduziu entre 39,4% e 53%.

Não foi encontrado nenhum efeito colateral nos testes clínicos conduzidos, uma vez que foi observado que o produto não se mistura à corrente sanguínea.

 

Investigação quanto à eficácia, segurança e permanência do creme inibidor de crescimento de pelos corporais BIOXET

O estudo foi realizado com 54 voluntários de diversas idades (44 mulheres e 10 homens), que foram submetidos a hemogramas, testes bioquímicos de gordura, hormônios e outros testes epidemiológicos antes do início dos estudos. Pessoas consideradas saudáveis, segundo os exames clínicos e laboratoriais, não-usuárias de quaisquer medicamentos, fizeram testes dermatológicos, nos quais área, densidade, espessura, rigidez e coloração dos pelos corporais foram determinados, fotografados e examinados com um microscópio especial. O creme foi aplicado nos voluntários e suas peles foram testadas com relação a alergias e irritações.

Os pelos dos integrantes do grupo sem alergias ou irritações foram removidos com um método adequado e o creme foi aplicado, seguido de massagem na área predeterminada uma vez ao dia. Os voluntários foram monitorados e sujeitos a exames clínicos e laboratoriais pó um período de oito meses.

Resultados obtidos ao final de oito meses:

27,7% de retardamento no crescimento dos pelos corporais, 50% de diminuição na quantidade, 25,9% de redução na espessura dos pelos corporais e 7,4% de mudança na cor dos pelos.
Voluntários com resultados positivos foram monitorados por mais oito meses, no qual eles não usaram o BIOXET creme. Nenhuma mudança foi notada quanto à espessura, densidade ou descoloração dos pelos corporais no período adicional.

Ficou concluído que o BIOXET é um produto herbal que pode ser usado com segurança por mulheres e homens em todas as partes do corpo, com o propósito de minimizar os pelos corporais. Quando usado conforme as instruções, o produto traz o resultado esperado, sem efeitos colaterais sistêmicos ou alterações dermatológicas.

 

Testes baseados na atividade mitocondrial e ensaios de MTT

Uma quantidade significativa de citotoxidade não pôde ser observada com a concentração de 200 µg/ml.  Foi determinado que somente uma dose que mostrou efeito de citoxidade no metabolismo celular em cada um dos quatro dias foi de 1000 µg/ml.

 

Testes baseados na atividade lissômica e ensaios “Neutral Red-Up Take (NR)”

No primeiro dia, não foi observada inibição lisossomal das enzimas em uma concentração de 40, 200 ou 1000 µg/ml.

Nos demais dias e com outras concentrações, um acréscimo foi observado na atividade lisossomal das enzimas.

Um extrato aquoso está presente no creme em uma proporção de 70% e se 1,5% for extrato sólido (baseado nos dados da liofilização), então 1,106 grama do extrato está presente em 100 gramas de creme.

 

De acordo com os dados obtidos, como as células aplicadas com o creme reproduzem em duas dimensões (dados em cm², para uma pele de 1 cm²), a quantidade máxima de creme que pode ser aplicada será o equivalente a um extrato de 40 mg, o equivalente a 3,6 gramas de creme. Uma quantidade máxima de 3,6 gramas de creme pode ser usada em 1 cm² diariamente.

Barreiras biológicas afetam os valores de citotoxidade nos fribroblastos, não podendo assim serem determinados nestes teste. A aplicação máxima de 720 mg/cm² foi considerada segura de acordo com os resultados MTT e NR, baseados em 8 µg/ml.

  IC50 não foi alcançado, uma vez que tale dosagem não foi aplicada.